terça-feira, 9 de fevereiro de 2010


APRESENTAÇÃO:
A Associação de Arte e Cultura e Educação Ambiental – AARCA, atua desde 2003 como uma associação do terceiro setor preocupada com o desenvolvimento local e educação para sustentabilidade .
Através de ações na Zona Leste de São Paulo a organização já realizou importantes ações e já cadastrou em seu principal projeto BANCULTURAL mais de mil e cem artistas e tem como objetivo ajudar estes artistas a potencializar seus negócios gerando emprego e renda através de: Feiras Livres de Cultura em praças públicas, formação técnica , educação empreendedora, a criação do mercado cultural da zona leste, e uma rede social da internet , potencializando toda a cadeia produtiva da cultura, a Industria Criativa.
No ano de 2008 a empresa contava com patrocínio, mas devido à crise econômica mundial o contrato não foi renovado para o ano de 2009. Em 2010 o desafio é retomar todas as parcerias, confirmar as já existentes e abrir novas.

HISTÓRICO:
A AARCA foi fundada em março de 2003, por um grupo de amigos que produziam peças de teatro, dança e música na comunidade de Vila Califórnia, Zona Leste de SP para promover o desenvolvimento do bairro e criar público para os artistas envolvidos.
É uma associação cultural e ambiental, sem fins lucrativos, de pequeno porte que está em vias de adquirir o titulo de OSCIP - organização da sociedade civil de interesse publico.

Missão: Promover o desenvolvimento local – econômico, social, ambiental e cultural e formar agentes locais - através da produção e difusão da cultura e educação das comunidades da zona leste de São Paulo.

Visão: Ser uma associação referência nacional até o ano de 2015, que sensibilize as comunidades para a importância das linguagens artística, ambiental, econômica e cidadã, para a transformação da realidade local.

Objetivos:
Promover a geração de economia: Propondo projetos que disseminem o entendimento e a prática sustentável da economia criativa através do empreendedorismo social para emponderar o desenvolvimento local .
Promover a cidadania local: A articulação da comunidade com ela mesma e com o poder publico local, municipal, estadual e federal.
Capacitar a comunidade com oficinas de Empreendedorismo e formar Agentes Locais/Facilitadores para o desenvolvimento local.

Crença e Política de Relacionamento

A AARCA é uma associação que acredita no desenvolvimento da pessoa e por conseqüência, no local onde ela reside, através do aperfeiçoamento de seu conhecimento e linguagem pela produção, difusão e a formação de sua cultura e educação empreendedora e sustentável.
Todos nós somos formados pela linguagem dos sentidos, pelo que ouvimos, tocamos, cheiramos, enxergamos e comemos. São os cinco sentidos. Através da arte, cultura e educação ambiental aliados ao empreendedorismo social, tem como essência o aprimoramento das linguagens humanas para que essa permaneça na cultura da paz por muitas gerações
RELAÇÃO COM A INCLUSÃO DIGITAL

Formar uma equipe de CDI Comunidade Espaço Digital AARCA a cada ano com 150 jovens. Buscar incluir estes jovens nos projetos da AARCA e de seus parceiros como forma de inserção no mercado de trabalho: 1 - Home Estúdio da AARCA para gravação de musica e áudio em geral, onde os jovens terão oportunidade trabalhar a linguagem do áudio e sua edição e captação. 2 - Bancultural – Rede Social da Internet com foco em negócio, onde todos os cadastrados do Mapeamento Cultural da AARCA terão uma pagina onde os jovens serão os técnicos, designer do sistema dos artistas em destaques. 3 - Plataforma do Centros Urbanos, projeto da Unicef onde os jovens terão oportunidade de trabalhar a cidadania na garantia dos diretos das crianças e dos adolescentes. 3 – Projeto de Marketing do núcleo de Artesanato, de Musica e Grafite da AARCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário